Conforme a cidade expande, se torna cada vez mais necessário possuir um transporte público de qualidade na região.

A mobilidade urbana surge como um direito fundamental e que proporciona benefícios macroeconômicos e socioambientais, pois um transporte público de qualidade incentiva a população a usar cada vez menos seus veículos para realizar tarefas do cotidiano e viabilizam seu deslocamento ao trabalho, estudo ou até mesmo lazer de forma prática e econômica.

Além disso, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), o setor é responsável por gerar mais de 405,7 mil empregos no país.

Outro fator importante, levantado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), consta que os ônibus poluem 19 vezes menos do que as motocicletas e 8 vezes menos que os carros, auxiliando na redução de gases poluentes na atmosfera.

Por último, ainda temos a questão da segurança. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde em 2016 mostra que apenas 0,48% das mortes no trânsito estão relacionadas a acidentes com coletivos.

Podemos ver que um transporte público de qualidade só tem a agregar na vida da comunidade. Recomendamos também realizar pesquisas em diferentes regiões do seu município para coletar informações sobre possíveis melhorias que podem ser realizadas nesse setor para a população.

#tecnologiaSocial #desenvolvimentoLocal #municipios #planoDeAcaoMunicipal #diagnosticoAgil #cidadesInteligentes #gestaoPublica #meioAmbiente #urbanizacao