O que é e como é possível ter uma boa nota no ATENDIMENTO PRIMÁRIO DE SAÚDE em seu município?

por | mar 10, 2023 | Cidades Inteligentes, Desenvolvimento Social, Diagnóstico Social, Gestão Pública, Indicadores de Saúde, Municípios, Plano de ação municipal, Tecnologia Social

O primeiro atendimento a população é chamado de atenção básica ou primária, sendo a porta de entrada quando procuram um sistema de saúde.

Esse atendimento inicial tem como objetivo orientar o paciente sobre a prevenção de doenças, solucionar o seu caso ou, em quadros mais graves, encaminhá-lo para um atendimento de maior complexidade. É uma espécie de filtro para organizar melhor o fluxo nas redes de saúde.

Tendo isso em mente, a cada quadrimestre o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), realiza uma avaliação das redes de saúde de mais de 5 mil municípios (gerando uma nota de 0 a 10), onde é avaliado alguns fatores como: atendimento a gestantes, pessoas com hipertensão, pressão arterial, diabetes, cobertura de vacinação em crianças, entre outros.

Essa nota define se o município está elegível para receber mais recursos federais para aumentar ainda mais seus investimentos na área da saúde.

Um exemplo é o município de Águas Lindas de Goiás, que em 2020 obteve 2,85 de nota e no último quadrimestre de 2022 teve um salto para 7,14. Isso mostra que o município começou a investir cada vez mais nessa área, aumentando gradativamente sua nota e conseguindo ainda mais recursos para que seu avanço obtivesse cada vez mais progresso.

Só em 2022, o município teve três novas equipes de Estratégia de Saúde da Família implantadas, aumentando sua cobertura de 76 mil para 88 mil pessoas, além do treinamento de 50 profissionais da saúde para a implementação do DIU (Dispositivo IntraUterino).

Com isso, vemos a importância de um bom atendimento para que seja possível atrair ainda mais investimentos para o sistema de saúde do município.

#tecnologiaSocial #desenvolvimentoSocial #municipios #planoDeAcaoMunicipal #diagnosticoAgil #cidadesInteligentes #gestaoPublica #indicadoresSaúde