MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS terão benefícios em serviços da caixa

por | mar 3, 2023 | Agenda 2030, Cidades Inteligentes, Gestão Pública, Inovação, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Municípios, ODS

Em setembro de 2022, tivemos o encontro do São Paulo Ambiental, uma das maiores e mais abrangentes iniciativas em prol do meio ambiente no estado. Foram convocados prefeitos e secretários municipais para participar do evento com o objetivo de debater as questões ambientais e ações ecológicas a serem tomadas.

O evento funciona como uma forma de estímulo às prefeituras municipais para adotar medidas de preservação ambiental. Segundo uma estimativa das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Regional e da Fazenda, espera-se a transferência de mais de R$5 bilhões ao longo dos próximos 10 anos para que esses municípios se empenhem na preservação e na adoção de ações sustentáveis ao meio ambiente.

Seguindo com esse estímulo, a Caixa lançou recentemente um programa de benefícios especiais para os municípios que mantiverem bons índices ambientais, sociais, de governança e climáticos, chamado de Selo Município + Azul.

Esse programa irá avaliar os quatro critérios citados anteriormente em cada município, resultando em uma pontuação, de 0 a 100, onde serão classificados em quatro categorias: diamante (100 pontos), safira (80 pontos), topázio (70 pontos) e cristal (60 pontos).

Essa classificação irá sinalizar os benefícios e descontos em tarifas nos serviços da Caixa, além de mostrar para a população como sua cidade se porta diante das frentes ambientais.

Além da Caixa, outras empresas e o próprio governo também estão trilhando esse caminho, com projetos como o Refloresta SP, o qual incentiva o aumento da cobertura de vegetação nativa e o plantio de florestas, recompensando com benefícios os municípios que participarem do projeto.

#tecnologiaSocial #desenvolvimentoSocial #municipios #diagnosticoAgil #cidadesInteligentes #inovacao #gestaoPublica #meioAmbiente #mudancasClimaticas #ODS #agenda2030