Desafios dos municípios no atendimento à POPULAÇÃO IDOSA

por | jun 20, 2023 | Cidades Inteligentes, Diagnóstico Social, Gestão Pública, Plano de ação municipal, Tecnologia Social

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado o desafio do envelhecimento da sua população. De acordo com dados do IBGE, a parcela de brasileiros com mais de 30 anos atingiu 56,1% em 2021, um aumento de 39,8% nos últimos nove anos.

Diante desse contexto, é fundamental que os municípios estejam preparados para enfrentar os seguintes desafios para atender a pessoa idosa:

1. Infraestrutura adequada: É necessário investir em infraestrutura que atenda às necessidades dos idosos, como espaços públicos adaptados, transporte acessível, calçadas seguras e serviços de saúde e assistência social preparados para as demandas específicas dessa população.

2. Saúde e cuidados de longo prazo: O aumento da demanda por serviços de saúde e cuidados de longo prazo requer o acesso a serviços de qualidade, incluindo atendimento geriátrico especializado, programas de prevenção e tratamento de doenças crônicas, suporte para cuidadores e assistência domiciliar.

3. Promoção da inclusão social: Os municípios devem promover a inclusão social dos idosos, evitando o isolamento e a exclusão. Isso pode ser feito por meio da criação de espaços de convivência, oferta de atividades recreativas e culturais direcionadas à terceira idade e implementação de políticas de inclusão digital.

4. Capacitação profissional: Profissionais que atuam nos serviços públicos devem receber capacitação adequada para lidar com as necessidades dos idosos. Isso garante um atendimento de qualidade, capacitando médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais para lidar com as particularidades do envelhecimento.

5. Planejamento e políticas públicas: Os municípios precisam desenvolver um planejamento estratégico e implementar políticas públicas voltadas ao envelhecimento da população. Isso inclui a criação de planos de ação, parcerias com instituições especializadas e fortalecimento do diálogo com os idosos por meio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

O envelhecimento da população exige planejamento, investimento e comprometimento por parte dos gestores públicos e de toda a sociedade para criar um ambiente favorável em que os idosos possam desfrutar de uma vida digna, saudável e plena.

#EnvelhecimentoPopulacional #InclusãoSocial #CuidadosComIdosos #ConselhoMunicipalDaPessoaIdosa #cidadesInteligentes #diagnósticoAgil