De acordo com dados do Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, todos os crimes contra crianças e adolescentes, com exceção de mortes violentas intencionais, tiveram aumento em 2022.
A pesquisa registrou uma série de violações de direito, incluindo abandono de incapaz, abandono material, maus-tratos, lesão corporal no contexto de violência doméstica, pornografia infantojuvenil, exploração sexual infantil e estupro.
Os dados mais alarmantes mostram que a exploração sexual infantil teve um aumento de 16,4%, enquanto os casos de estupro cresceram em 15,3%, totalizando 51.971 ocorrências em 2022.
Essa situação é extremamente séria, visto que a violência pode causar sérias consequências para a saúde física e mental das vítimas. Desde problemas de aprendizagem até transtornos mentais graves como depressão, ansiedade e até mesmo ideação suicida.
Não fique calado(a)! Se você tem informações sobre casos de violência, denuncie imediatamente! Ligue para o Disque 100 ou entre em contato com o Conselho Tutelar do seu município.
Compartilhe essa mensagem e faça a sua parte na construção de um ambiente seguro e saudável para as nossas crianças e jovens.
#TimeOrion
#MunicipioVivo #ChegaDeViolência #ConselhoTutelar #DireitosDaCriança #DireitosDoAdolescente #GarantiaDeDireitos #DiagnósticoSocial